sábado, 21 de fevereiro de 2009

Dica de DVD: Efeito Dominó

Filme que chegou de fininho nos cinemas e conseguiu boa bilheteria, mas não alcançou o sucesso. Para quem esperava mais um filme de ação com o astro Jason Staham, acabou encontrando o trabalho mais sério do ator, e de longe, o melhor!
Mas seus admiradores com certeza não se decepcionarão, pois o filme é tão ágil quanto os outros do ator, mas o longa vai mais além, mostrando com competência uma história incrível baseada em fatos reais, com pitadas de humor e ótimas atuações.

por Fernando

Na década de 70 houve um assalto a um famoso banco da Inglaterra, mas misteriosamente esse assunto foi abafado pela polícia e os criminosos sairam ilesos, e até hoje não se sabe ao certo o que na verdade ocorreu. Por que um escândalo como esse foi simplesmente esquecido? Algumas teorias de conspiração foram lançadas, e Efeito Dominó expõe uma delas. O escândalo não foi resolvido, e para aproveitar esse espaço vago no ocorrido, lançaram uma história bem arquitetada, uma possível resposta para o acontecido.

Terry é um bandido dem discreto, leva sua vida trabalhando para sustentar sua família, até que uma grande oportunidade surge para ele, sua bela amiga Martine Love, uma trapaceira de peimeira, descobre que o grande banco de Londres estará sem alarmes durante uma semana e propõe a ele o grande assalto de sua vida, essa era a grande chance dele conseguir o dinheiro que ele não conseguiria durante anos. Terry, então, junta seus melhores amigos para armarem um plano bem feito e salvar a vida de todos, eles decidem abrir um túnel e entrar por baixo, entrando exatamente onde estaria o cofre do banco.

Seria uma história interessante se parasse por aí, mas o filme vai mais longe, e expõe o que está por de trás desse caso. Martine Love sabia disso, pois mantinha um "caso" com o ministro da segurança, que por sua vez pretendia arranjar um jeito de retirar do cofre do mesmo banco fotos escandolosas que acabaria com a Monarquia do país (nessas fotos, a princesa mantinha relações sexuais com outras pessoas), e essas imagens estava nas mãos da pessoa errada, um bandido da pior espécie que manipulava o governo com elas, ele roubava na cara dura e nunca era preso. O Governo, por sua vez, teria então de conseguir essa fotos, abafar o caso da princesa e enfim prender o criminoso, Martine Love era só a isca perfeita.

A bela manipula a todos para conseguir as fotos, se junta ao grupo de bandidos, e todos perfuram um grande túnel, o plano tem algumas falhas, mas ele sai perfeito, Terry e sua equipe chegam ao cofre, conseguem roubar milhões de libras. Eles fogem com todo o dinheiro, jóias, e tudo de mais valioso que havia no banco, nada escapa, entretanto, a polícia descobre, e a partir de então começa uma perseguição perigosa entre os polícia e bandidos.

Porém, naquele banco havia mais do que só dinheiro, havia fotos que denunciavam a monarquia, havia um diário que denunciava a todos os políticos corruptos da cidade. Ninguém que tinha seus pertences no banco tiveram a coragem de voltar para tentar resgatá-los. O banco não sabia o que procurar, pois não sabia o que tinha, pois ninguém tinha corangem de revelar.

Logo, com tantos escândalos que haviam naquele banco, os bandidos passam a ser os menos culpados e com isso, a imprenssa vai abafando cada vez mais o caso. No entanto, por de trás de todo esse silêncio, a equipe de Terry é aos poucos perseguida, mas eles tinham em mãos tudo que poderia evitar que eles fossem presos, e quando eles se dão conta de tudo o que eles conseguiram, começam a chantagiar o próprio governo para deixarem eles em paz.

Efeito Dominó conta uma história surpreendente, nunca se sabe ao certo o que realmente irá acontecer. O roteiro é brilhante, e se tivesse nas mãos do diretor errado poderia até se tornar confuso, mas felizmente, Roger Donaldson dirige com maestria o longa, cada cena, cada diálogo é feita com tanta competência, que é impossível não se envolver com a história e com as personagens.

Jason Statham, como já foi dito, realiza seu melhor trabalho até então. No filme inteiro, só há uma cena de luta com ele, até porque o filme tem tantas outras coisas para dizer, que não precisa em nunhum momento apelar para a violência para entreter o público, a história em si já faz isso, com muito dinamismo e agilidade. Ele constrói uma personagem interessante, Terry é inteligente, esperto, é um bandido, mas tem alma, ama sua esposa e faz tudo isso por ela.

As personagens secundárias são totalmente interpretadas por atores desconhecidos, mas muito competentes e talentosos. Destaque para a bela Saffron Burrows, que interpreta Martine Love, aperece no longa como se fosse mais uma modelinho atuando, mas surpreende assim como todo o elenco. As cenas com Terry e seus amigos "bandidos" são ótimas, todos interpretam com tanta naturalidade que parece que se conhecem há anos. Os diálogos do filme são espertos, e ás vezes engraçados, apesar de se tratar de uma história séria, o filme não perde a piada e mesmo assim não perde o grande estilo.

Além de tudo isso, o filme capricha na parte técnica, boas localizações, cenários, trilha sonora e figurinos, retratando com fidelidade a época em que ocorreu a história.

Efeito Dominó é ágil, dinânico, inteligente e surpreendente, um filme estiloso e original que merece ser visto e apreciado.

NOTA: 9.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias