terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Crítica: Expresso do Amanhã (Snowpiercer, 2013)

Baseado na grafic novel francesa "Le Transperceneige", o longa marca o primeiro filme falado em inglês do sul coreado Joon-ho Bong (O Hospedeiro, 2006), que conta ainda com a produção de Chan-wook Park (Oldboy, 2003). Visualmente estilosa, a obra traz um olhar bastante original sobre um mundo pós-apocalíptico, que consegue, com seu roteiro extremamente inteligente, fazer duras críticas à sociedade atual. Uma das grandes surpresas deste ano.

por Fernando Labanca

Apesar de já ter sido lançado na Coréia do Sul, o filme tem encontrado bastante dificuldade para sua distribuição em outros países devido a divergências com o estúdio The Weinsein Company, que comprou seus direitos. E assim, depois de diversas datas de lançamento aqui no Brasil serem adiadas, o filme continua por permanecer no limbo, e dessa forma, sendo impedido de ser descoberto. E sim, "Expresso do Amanhã" precisa ser descoberto.

Num futuro pouco distante, o governo falha em uma missão de cessar o aquecimento global, culminando no congelamento total do planeta. Wilford (Ed Harris) é um engenheiro que elaborou a construção de um trem que acabou por salvar toda a população, e numa espécie de "Arca de Noé", a embarcação levou os últimos sobreviventes. Sem destino, os passageiros são separados de acordo com suas classes sociais, e aqueles que não conseguiram comprar sua entrada, vivem na "cauda", ou seja, nos últimos vagões do trem, vivendo em situações precárias e se alimentando de uma pequena barra de proteína. A trama se inicia, quando, 18 anos depois, a população da cauda resolve começar mais uma rebelião, liderados por Curtis (Chris Evans), afim de chegarem até os primeiros compartimentos, no local onde poderão controlar as máquinas, onde finalmente iniciarão a tão almejada revolução.




O diretor Joon-Ho Bong realiza aqui um excelente trabalho. Sempre fica aquela expectativa de como um diretor se comporta fora de seu país de origem e aqui ele não decepciona. Muito pelo contrário, traz frescor e originalidade para um tema já muito explorado pelo cinema, o mundo pós-apocalíptico. A presença do produtor Chan-wook Park fez diferença também, alguns instantes remetem ao seu clássico "Oldboy", principalmente nas sequências mais violentas, esteticamente bem interessantes, com seu forte visual, que abusa da câmera lenta e não poupa nosso olhar de nada. Aliás, grande parte desta originalidade de "Snowpiercer" está em seu visual, logo que, ao seu decorrer, acompanhamos uma rebelião que se inicia na ponta do trem e caminha até sua frente, e a cada vagão que nos deparamos, vemos um novo universo, representando cada classe social, cada grupo. Esta diferenciação faz parte de sua dura crítica, já que na teoria todos vivem em uma "mesma sociedade", e assim, a obra nos revela o belíssimo e complexo trabalho da direção de arte, é curioso e ao mesmo tempo, fascinante, a descoberta desses "mundos". Passamos pelo visual da classe baixa, que remete ao steampunk, sombrio e caótico, até a alta sociedade, com seu exagero de cores e texturas. Esta viagem que o filme nos proporciona é o que o torna mais interessante, por centrar sua trama num local fechado, e deixar que as diferenças e conflitos aconteçam ali. E a cada novo vagão, uma nova surpresa, é impossível imaginar o que está por vir e essas surpresas é que fazem da experiência de assisti-lo tão revigorante, tão surpreendente, e por diversos momentos, tão tenso, eletrizante.

Dentre essas boas surpresas que "Expresso do Amanhã" nos presenteia é seu elenco. Já de cara, nos deparamos com um renovado Chris Evans, que se mostra, pela primeira vez, um grande ator, marcando assim, o melhor momento em toda sua carreira, Ainda encontramos com a forte presença de John Hurt, Jamie Bell, Octavia Spencer, Alisson Pill e Ed Harris. Ao decorrer da trama, Tilda Swinton surge numa surpreendente aparição, onde sua comicidade e sua atuação um tanto quanto caricata torna as críticas feitas pelo roteiro ainda mais aguçadas, mais provocativas. Dentre os protagonistas, vemos ainda os sul-coreanos Kang-ho Song e Ah-sung Ko, que trabalharam juntos com o diretor no terror "O Hospedeiro".

"Expresso do Amanhã" peca um pouco em seu ato final, onde com sua longa duração e com sua trama até então, bem detalhada, me pareceu apressada em sua conclusão, Apesar de ser um bom final, não ficou a altura da incrível trama que construiu até ali. Seu término é bem pessimista, de certa forma, deixa um vazio. O filme revela este trem como um ecossistema, onde tudo precisa estar no seu devido lugar, onde a ordem é necessária, onde a fuga e a liberdade causará a morte, e ainda há a existência deste ser místico, Wilford, que salvou a população do sofrimento, que controla tudo e onde a população do trem aprendeu a adorá-lo. É a ficção mais uma vez, usando de uma trama futurística para denunciar nosso presente, e são críticas escancaradas, duras, que relata sobre esta humanidade com classes sociais tão divididas, do poder e manipulação que aqueles que estão na frente exercem sobre os demais. Enfim, uma grata surpresa, mais um grande filme que merece ser encontrado. Simplesmente brilhante! Recomendo.

NOTA: 9 




País de origem: Coreia do Sul, EUA, França
Duração: 126 minutos
Distribuidor: Playarte Pictures
Elenco: Chris Evans, Kang-ho Song, Tilda Swinton, Ah-sung Ko, Jamie Bell, Octavia Spencer, John Hurt, Alison Pill, Ed Harris, Emma Levie 
Diretor: Joon-ho Bong
Roteiro: Joon-ho Bong, Kelly Masterson



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias